biomares
Projecto LIFE 06 NAT/P/ 0000192
Parceiros do projecto Biomares
São parceiros do projecto as entidades que, além de participarem com financiamento próprio, são responsáveis por tarefas técnico-científicas de implementação do projecto.
O Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) é o responsável do projecto perante a União Europeia. Foi quem apresentou a candidatura técnico-científica ao programa LIFE. este centro de investigação, alojado na Universidade do Algarve, centra o seu trabalho na investigação de temas associados ao meio marinho, num leque que abrange desde a temática da aquacultura, dos recursos pesqueiros, ecologia dos ecossistemas costeiros, biodiversidade e genética.
O Instituto de Psicologia Aplicada (ISPA) participa neste projecto através da Unidade de Investigação em Eco-Etologia (Unidade de I&D reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) que tem estudado a região nos últimos 20 anos, com particular incidência na ecologia e conservação das comunidades de peixes costeiros.
O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) é organismo da administração indirecta do Estado sob tutela do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional que executa a política de Conservação da Natureza e das Florestas e gere as Áreas Protegidas. Das suas atribuições destacam-se: a gestão sustentável de espécies da flora e fauna selvagens; a classificação de Áreas, terrestres e marinhas, gerindo as de interesse nacional e colaborando na gestão das de âmbito regional ou local; a integração dos objectivos de conservação e de utilização sustentável dos recursos naturais na política de Ordenamento do Território e nas políticas sectoriais; a implementação da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e das Florestas e a concepção do Programa Nacional de Conservação da Natureza; a promoção da informação, visitação e sensibilização das populações e instituições na área da Conservação da Natureza e das Florestas; e o assegurar do cumprimento do Direito internacional e comunitário em matéria de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
Companhia Geral de Cal e Cimentos S.A. (SECIL) é a entidade co-financiadora do projecto. Esta empresa assegura a produção de cerca de 4 milhões de toneladas de cimento por ano, destinadas principalmente ao mesclado português. A SECIL apoia o projecto Biomares no âmbito da sua política de consciência e responsabilidade social e ambiental, acreditando que o desenvolvimento económico, enquanto gerador de riqueza é compatível com o respeito pelo património ambiental do planeta.