Professor Luiz Saldanha

 

 

Professor Luiz Saldanha

Naturalista, oceanógrafo

Tendo começado como naturalista no Museu Nacional de História Natural, depressa a sua carreira de cientista se alargou a vários domínios: a conservação da natureza, o mergulho com escafandro, a oceanografia com missões em todo o mundo até às profundidades abissais das fontes hidrotermais. Publicou mais de uma centena de trabalhos científicos, foi responsável por diversos organismos nacionais e internacionais ligados à conservação da natureza, à investigação e gestão dos recursos marinhos e teve um papel preponderante no ensino da biologia marinha na Universidade de Lisboa e outras.

Luiz Saldanha foi também um artista, desenhos a lápis e aguarelas acompanharam a sua carreira, ilustrando cadernos de viagem, campanhas e missões oceanográficas por todo o mundo.

A sua ligação à Arrábida verificou-se cedo na sua carreira, logo desde os seus trabalhos de doutoramento efectuados precisamente na costa da Arrábida. Desta forma, o seu contributo para o conhecimento desta costa veio juntar-se a outros importantes como os de D. Carlos I e Luis Gonzaga do Nascimento. Os seus alertas para a necessidade de protecção da costa da Arrábida começaram em 1965 com uma proposta ao Ministério da Marinha para a criação de uma reserva marinha, mas, só em 1998, este longínquo esforço é concretizado com a inclusão de um Parque Marinho no Parque Natural da Arrábida, denominado Parque Marinho Professor Luiz Saldanha em sua homenagem.