As acções do Projecto

 

As acções do projecto Biomares

 

O projecto Biomares inclui várias acções entre as quais se destacam:

A instalação de amarrações “amigas do ambiente” que consistem em poitas fixas com sistemas de esticadores e destorcedores, com uma bóia à superfície, de modo a que os cabos de amarração não arrastem no fundo. Estas amarrações já são usadas em muitos locais do mundo, nomeadamente no Mediterrâneo, onde há extensas pradarias de ervas marinhas.

 

A recuperação das pradarias de ervas marinhas existentes no Portinho da Arrábida com vista à restauração da biodiversidade que lhes estava associada, contribuindo ainda para a recuperação de um dos habitats mais produtivos do Sítio e cuja importância na renovação dos recursos marinhos é também significativa. Esta acção vai ser efectuada através do transplante de plantas (Zostera marina, Zostera noltii e Cymodocea nodosa) recolhidas e locais dadores (como o Estuário do Sado, do Rio Mira e na Ria Formosa)

As populações dadoras vão ser alvo de um mapeamento e acompanhamento especial para avaliação do impacto da retirada de plantas. Vão também ser efectuadas experiências em meio controlado com germinação de sementes e desenvolvimento de plantas a partir de sementes de modo a aumentar a diversidade genética da população transplantada.

A informação e sensibilização da opinião pública em geral e dos utilizadores mais directos sobre a biodiversidade marinha deste local e sobre a importância de preservação e valorização desta diversidade, bem como da necessidade de implementar medidas de gestão desta área costeira. Está previsto trabalho com associações e escolas, uma exposição permanente no Museu Oceanográfico, exposição itinerante e seminários de divulgação;

Foi efectuada a caracterização e o mapeamento exaustivo dos habitats dos fundos marinhos do Parque e zona envolvente até aos 100 metros de profundidade;

 

Vão ser efectuados vários estudos de monitorização e acompanhamento dos efeitos das medidas implementadas pelo projecto e pelo plano de ordenamento do Parque. Os resultados deste trabalho contribuirão para a gestão do Parque Marinho e informarão os processos de decisão em matéria de ordenamento.